Receitas e Preparos: Rocambole Moranguinho

Oi gente! Hoje, vou passar uma receita suuuuper legal de rocambole. Mas, não é um simples rocambole, é um rocambole decorado. E, o melhor, pode ser decorado conforme o desenho que vocês preferirem. Esse aqui que vou ensinar hoje, é de recheio de brigadeiro e com desenhos de moranguinhos por fora. Fica um charme para você fazer para as crianças e para as suas amigas. Esse aqui é um modelo mais feminino, mas como citei no começo, pode ser feito com qualquer desenho. Depende da sua criatividade. Aproveitem! Segue abaixo a receita e a foto.

Ingredientes:

– 3 gemas
– 65g de açúcar
– ¼ xícara de chá de água
– 2 colheres de sopa de óleo
– 60g de farinha de trigo
– 40g de amido de milho
– 3 claras batidas em neve
– 2 colheres de sopa de corante vermelho (ou corante de sua preferência)

QueCozinha.com.br

Recheio de brigadeiro:

– 2 latas de leite condensado
– 1 colher de sopa de margarina
– 200g de chocolate meio amargo picado

rocambole-moranguinho

Modo de preparo:

Pegue uma folha de papel manteiga e com uma caneta fina faça o desenho que desejar. Se quiser, coloque esta folha de papel manteiga sobre um desenho e com uma caneta faça uma cópia ou várias cópias. Coloque este papel manteiga dentro de uma fôrma untada, com o lado desenhado virado para baixo. A tinta da caneta deve ficar em contato com a fôrma e não com a massa do bolo.
Numa batedeira coloque as gemas e o açúcar e bata bem até ficar uma mistura esbranquiçada (aprox. 8 minutos). Com a batedeira ainda ligada adicione, em fio, a água e em seguida o óleo, e continue batendo por mais 1 minuto.

Desligue a batedeira e acrescente a farinha de trigo e o amido de milho e mexa até formar uma massa homogênea. Adicione as claras batidas em neve e misture delicadamente.

Para fazer a massa colorida, retire desta massa (feita acima) 4 colheres (sopa), coloque numa tigela e misture o corante de sua preferência). Transfira para um saco de confeiteiro e reserve. Caso vá utilizar várias cores, retire pequenas porções da massa, vá colorindo conforme a necessidade e colocando separadamente em saco de confeiteiro.

Com o bico do saco de confeiteiro preencha primeiro os desenhos feitos no papel manteiga (que está dentro da fôrma) até uma altura de 0,5 cm. Depois contorne os desenhos com a massa sem cor até preencher o fundo da fôrma formando um retângulo de 20 cm por 30 cm. Leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180°C por cerca de- 10 minutos. Retire a massa do forno, deixe esfriar e recheie com brigadeiro ou outro recheio mole que preferir. Enrole a massa no sentido do comprimento até unir as pontas e sirva em seguida.

Recheio de Brigadeiro

Numa panela coloque as latas de leite condensado, a margarina e o chocolate meio amargo picado e leve ao fogo médio mexendo sempre por aproximadamente 8 minutos.

Lembrando que você pode receber todas as notícias de nosso blog por e-mail. Basta fazer seu cadastro ali ao lado e depois confirmar sua inscrição. Continuem acompanhando o Blog Que Cozinha, não deixe de conferir nossa página no Facebook e nos seguir no Twitter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.