Como organizar corretamente os talheres à mesa

dining-table-263856_960_720

Que o design de cada talher é específico para a sua finalidade a gente já sabe: O garfo serve para espetar e carregar os sólidos, a colher para líquidos e cremes e a faca só para cortar. Mas com tantas as opções, fica até confuso montar uma mesa corretamente, não é mesmo? Mas a gente vai te ajudar.

No Brasil, garfos e facas são colocados no lado correspondentes às mãos que vão utilizá-los para cortar, não para comer. Então, sempre os garfos ficam do lado esquerdo do prato e as facas do lado direito. Isso porque, deve-se sempre cortar utilizando o garfo na mão esquerda, segurando a comida, e a faca na mão direita, cortando. Depois de cortado, o garfo volta para a direita.

A segunda regrinha básica é que os talheres colocados mais distantes do prato são usados primeiro e os usados por último são os que estão mais próximos do prato.

Para ficar ainda mais fácil, segue algumas dicas. Não deixe de clicar nos links para conferir as opções de altíssima qualidade que separamos para vocês.

Já falamos que o maior dos garfos, o garfo do jantar, deve ser colocado ao lado esquerdo do prato, agora vamos focar nas outras opções do seu jantar.

  • Há dois tipos diferenciados de garfos: os de peixe e os de salada. O garfo de peixe tem um dente mais grosso que os outros e isso serve para ajudar a separar as espinhas do animal. Já o de salada é também diferente, pois têm três dentes mais largos, para facilitar a dobra das folhas;
  • Quando tiver peixe no cardápio, este garfo é colocado ao lado esquerdo do garfo de jantar;
  • Se for servir salada após o prato principal, o garfo de salada é colocado ao lado direito do garfo de jantar.

Para as facas, o raciocínio é o mesmo. A maior delas é a do jantar e,  conforme já falamos, deve ser colocada do lado direito do prato.

  • A faca de peixe deve ficar ao lado direito da faca de jantar. Ela tem um formato especial e vem sem serra, ideal para separar a delicada carne de peixe sem desmanchar o peixe;
  • Detalhe: se for servir carne e peixe, o certo é ter os dois tipos de talher a mesa, tanto o garfo e faca de carne (mais perto do prato) quanto os talheres de peixe (mais para fora, pois devem ser usados primeiro);
  • Jamais use facas para cortar massas e saladas.

Para as colheres, é tudo mais simples. A variação é por tamanho,  nessa ordem: sopa, sobremesa, cháscafé e refresco.

  • A colher de sopa deve ser colocada sempre ao lado direito das facas.

Agora uma dica valiosa, onde muita gente erra: Não se preocupe com os talheres da sobremesa ao compor a sua mesa. Eles devem vir dentro do prato de sobremesa, quando ela for servida.

São os talheres menores, sendo as suas finalidades: Garfos são para tortas, bolos ou sobremesas sólidas e secas; Facas são para frutas; e as Colheres são para sorvetes, cremes, gelatinas e doces com caldas.

Gostou das dicas? Para facilitar ainda mais a sua busca, nós oferecemos Faqueiros completos para deixar a sua casa ainda mais linda e sofisticada!

Continue acompanhando o Blog Que Cozinha, não deixe de conferir nossa Loja Virtual e nossa página no Facebook!

 

Tagged: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.