Descubra qual é a taça certa para cada tipo de bebida

diferentes-tipos-tacas1

Em meio a tantos modelos de taças e copos, você já foi a alguma recepção e ficou sem saber o que fazer? Ou pior, você já precisou organizar um evento e não sabia por onde começar? Então a gente te ajuda. Vamos explicar o porque cada tipo de taça é fundamental para a apreciação de diversas bebidas.

Pra começar a gente explica a diferença do cristal e do vidro. Apesar de bem parecidos aos nossos olhos, o cristal contêm chumbo e o vidro comum, não. Além do cristal tornar a taça mais leve e oferecer um tom mais sofisticado, o chumbo dá porosidade à matéria-prima e as moléculas do líquido se quebram ao se chocarem com a parede da taça ou copo, facilitando a liberação das características olfativas. Dica ótima, hein?

Procurando oferecer sempre produtos de alta qualidade, separamos uma linha toda em cristal para você. Clique aqui para conferir.

Vamos começar pela Taça para Água. É a mais simples, pois como a água é insípida e inodora, as características não sofrem alteração com o tempo. A taça tem o papel apenas de conservar e manter gelada. A taça pode ou não ter pé. Confira aqui algumas de nossas opções.

Nesse sentido, os copos Long Drinks são uma ótima opção. Eles costumam ser usados para servir bebidas que vão ser degustadas aos poucos, como águas, sucos e refrigerantes. O formato mais alongado,  serve também para comportar pedras de gelo.

Para compor uma mesa mais moderna e colorida, confira nosso jogo de copos nas cores ambar e azul.

Contrapondo, há também os copos baixinhos, também conhecidos por on the rock. Eles são utilizados para servir, especificamente, whisky. Esses copos têm boca larga para acomodar diversas pedras de gelo. É comum, também, o uso para caipirinhas. Confira aqui uma de nossas opções. Você pode escolher também um modelo para colorir a sua mesa ou, se você for mais extrovertido, temos uma opção que vai te fazer sentir em Las Vegas. Clique aqui para conferir.

Não podemos esquecer dos menores: os copos de shot. Facilitando a ingestão em apenas um gole, ele é utilizado para servir tequila, rum, vodca, cachaça e outros destilados. Clique aqui e encontre várias opções descoladas para se divertir com a galera.

O Copo Pokal possui um formato que facilita a visualização do líquido e o pequeno estreitamento na borda retém os aromas. Considerado um copo coringa, é usado para beber a maioria dos tipos de cerveja. Confira aqui.

A taça para espumante tem a haste longa para evitar que a temperatura da mão aqueça a bebida. O formato longo e a boca estreita garantem a permanência dos aromas e da ‘perlage’. Em outras palavras, das borbulhas formadas pelo gás carbônico.

Agora chegamos no mais peculiar: os vinhos. São todas as opções de vinhos e também de taças. E agora?

Vinho Tinto precisa de contato com o oxigênio, para que possa liberar livremente seus aromas e sabores. Para que a oxigenação aconteça, a taça tem o bojo mais largo e deve ser preenchida até um terço de sua capacidade. Confira aqui alguns exemplos. Vale lembrar que existem modelos específicos para alguns tipos de uva usados na produção dos tintos, a exemplo da Taça Bordeaux.

Já a Taça para Vinho Branco é menos alongada do que a de vinho tinto, pois o vinho branco deve ser consumido gelado e em um recipiente menor, que permita o mínimo de trocas de calor com o ambiente. A boca estreita também é essencial, pois faz com que a bebida atinja o paladar em bom equilíbrio de doçura e acidez, ponto importante para a apreciação. Confira aqui alguns modelos.

Você não é amante da bebida alcoólica? Te apresentamos a Taça Irish Coffee, clique aqui para conferir. Especialmente para bebidas quentes, sua alça lateral evita o contato da mão com o vidro quente e a pequena haste impede a perda de calor.

Gostou da dica? Continue acompanhando o Blog Que Cozinha, não deixe de conferir nossa Loja Virtual e nossa página no Facebook!

 

Tagged: ,

1 comment

  1. […] 4: Conjunto com 4 copos de Whisky – Poker Night: No post anterior, a gente explicou a diferença entre os diferentes tipos de copos e taças e a […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.